Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A influência do Ateísmo na Igreja da Alemanha

A Alemanha foi palco da reforma Protestante, através do Martinho Lutero em 1517, foi um país altamente evangélico, onde concentravam-se muitos menonitas e luteranos. A partir do século XX com as atrocidades da I Guerra Mundial e II Guerra Mundial e posteriormente com a ocupação da metade do país pela URSS, a fé dos alemães foi altamente devastada pelas filosofias desse século.

Hoje 34,1% da população declaram sem religião, 30% são católicos e o protestantismo é declarado por 30% da população. A igreja Luterana é estatal neste país,o que trás também algumas consequências negativas para a formação dos pastores, pois são funcionários do governo e muitas vezes obedecem algumas ordens do Estado, que são contrárias a própria bíblia.

Recentemente em um encontro da Aliança Bíblica Universitária, tive contato com uma alemã, que frequenta a Igreja Luterana Estatal da Alemanha e está em um intercâmbio com a USP, nossa conversa foi muito interessante, ela compartilhou que a cosmovisão da Alemanha é o ateísmo, portanto a declaração da fé cristã é considerado pela sociedade uma loucura.

A igreja também foi influênciada pelo ateísmo, isto significa que tudo tem que ser comprovado científicamente,  a fé é muito racionalizada, muito mais do que o natural, a abertura para o sobrenatural é algo muito dificíl para os alemães e a igreja muitas vezes oferece uma resposta muito parecida com a filosofia atéia. Em nosso bate-papo ela questionou a ressureição de Cristo, pois achava isto algo muito improvável de acontecer e tinha dificuldades e dúvidas em crer, graças a Deus pude compartilhar o porque creio na ressureição, minha fé é baseada na razão e em experiências com a presença de Deus. Enfim precisamos orar e olhar para este campo missionário e para este povo que tanto sofreu as opressões do Século XX,  isto incluí um preparo apologético e a busca pela sabedoria divina que é loucura para os sábios.

Nenhum comentário: