Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A igreja judaizante de Galátas e o G12

Fui criado em uma igreja Batista desde infância, durante o fim da minha adolescência está igreja se tornou  G12.  Neste período lí bastante sobre o movimento que possuí diversas líderanças no Brasil, dentre eles estão o Apóstolo Rene Terra Nova, Apóstolo Jesher Cardoso, Apóstola Valnice Milhomens, entre outros.
Após minha experiência em uma igreja desta linha, mostro o meu receio a este movimento no qual existem muitas heresias teológicas,  quero citar algumas das diversas doutrinas que regem o movimento no Brasil, dentre as mais famosas estão a teologia da prosperidade, a teologia da batalha espiritual, as teologias judaizantes e a teologia do Apostolado para os dias de hoje. 


Teologia da Prosperidade
Os cultos em sua liturgia na hora da entrega dos dízimos apresenta forte apelo, sempre levando a palavra de benção terrenas em  um estilo Universal, só que  com menor enfase.


Teologia da Batalha Espiritual
Está teologia teve como principal percussora a Neuza Itioka, no qual o Dom Robson Cavalcante(Anglicano), já declarou que ela é mística. Dentre as doutrinas está uma luta entre o bem e o mal, isso faz com que a  igreja seja muito fundamentalista, no sentido de proibição. Sua literatura preferida é Rebecca Brown e Daniel Mastral, muito se fala em satanistas, mapeamento de território, voz profética, entre os termos "clichê" do movimento. Ele é muito parecido com a visão da Idade Média, onde tudo é o Diabo, ou seja se você está passando por uma dificuldade é o Diabo,  afinal se você está com Deus, você ira triunfar. Os membros não podem ter pirceng  e nem tatuagem, pois se tiverem  abrirão portais espirituais para o nosso inimigo. Enfim pergunto se o pingente, ou argola de ouro(NTLH), dado pelo empregado de Abraão à Rebeca era uma abertura de portais...As questões culturais e  o contexto histórico não é observado pelo movimento, ou seja se você tiver um objeto vindo do Egito, provavelmente está igreja ira falar que tem um demônio atrás dele, porque tem uma passagem no velho testamento que diz que não podemos ter nada que vem do Egito... está seria a lógica da doutrina. Vejo com bastante ressalva este entendimento, afinal Deus é soberano e o pecado por mais que tenha influência maligna é um erro nosso, no qual devemos assumir e pedir perdão para Deus e não precisamos seguir a lei, vivemos pela graça, muitas vezes o que eles pregam é muito parecido com a questão da saia e a interpretação de Corintios, sem ver o contexto do que representa a ordem de Deus sobre tal fato.
 
Teologias judaizantes
Alguns segmentos do G12, fazem festas do tabernáculo, utilizam o shofár(berrante usado por profetas do VT), e tem uma igreja específica que já quer até cogitou guardar o sábado( MIR). Enfim  me parece que eles não entenderam o que o conteúdo da carta do Apóstolo Paulo, para is irmãos da  igreja de Galátas, na questão de deixar os ritos judaizantes, isso incluí festas e simbolos do velho testamento, a igreja cristã não pode ser ritualizada como era no velho testamento e isto nega a graça e cruz de Cristo.



Teologia do Apostolado
Está teologia chegou no Brasil através do Ronny Chaves, que se autoproclamou Apóstolo. Não irei entrar no mérito da interpretação dos versículos de  Efésios 4, sobre uns serem ordenados/chamados para serem Apóstolos, Mestres, Pastores e Evangelistas. A crítica maior aqui é o uso do ordenamento para a vanglória do Homem, existem muitos Apóstolos que querem ser chamados  de Pai, colocam o título de Apóstolo para ficarem acima dos mestres e pastores, sendo que a posição deveria ser  de escravo de Cristo e servo da igreja (Efésios 4.1). Também não creio que para Deus, o irmão que limpa o banheiro da igreja é menos do que aquele que prega e tem títulos ordenados, afinal a oferta da víuva pobre foi muito mais importante do que as ofertas dos fariseus.


Nenhum comentário: