Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A contra cultura da música cristã dentro da cultura gospel dominante

A contra cultura da música cristã dentro da cultura dominante gospel, é algo nítido como movimento, eles se posicionam contra o triunfalismo , a mercantilização do sagrado e a fé "mágica" presentes nas letras gospel.

Quem nunca ouviu músicas experimentais sobre fé ao som dde Os Arráis, cantando sobre suas crises e reflexões sobre modo experimental de cristianismo realista e muitas vezes melancólico. Podemos citar também a inteligência das letras do cantor e compositor Marcos Almeida que dialogam com a sociedade, citando obras de arte, o dadaísmo de Berlim além de intelectuais cristãos como Rookmaker, em outras canções lida com o belo como a letra "Branca", retrata o natal brasileiro com a música "Biquíni de Natal", enfim não deixa também de ser experimental contando sobre seus sofrimentos pelo pecado pedindo a Deus "Vem me Socorrer".

Não posso deixar de citar a brasilidade de Paulo Nazaré, da banda Crombie, letras sobre esperança, sem clichês, mostrando a espiritualidade de forma poética. E existem outros desde o projeto Sola, Itagon, Lorena Chaves, entre outros.

A contra cultura da música cristã se apresenta com um dialogo mais intelectual e reflexivo sobre o cristianismo, muitas vezes dialogando inclusive com a sociedade, eles também são mais nacionalistas e autênticos, não se trata do "clichê" de traduzir canções americanas ou imitar suas melodias, este é o novo reflorescer da música evangélica pé no chão que tem muito a contribuir para a espiritualidade da sociedade.


Nenhum comentário: