Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sim, sou evangélico e ouço música do mundo!

Quem nunca participou de algum estudo sobre mensagem subliminar na escola dominical na adolescência, ou mesmo já foi ensinado a não ouvir músicas "seculares", "do mundo", "que não edificam". Se você assim como eu já passou por isso, podemos aqui começar a pensar sobre como isso foi imposto para nós e até que ponto isso faz sentido para a nossa espiritualidade cristã (ou não).

O discurso é claro, se você ouvir música que não é gospel, você ficará afastado de Deus, os mais radicais até pregam que isso é uma forma de idolatria aos cantores não gospel, o que de fato pode ser se você ficar tietando por ai, mas esta não é a regra da maioria das pessoas. Em uma aula sobre "música do mundão" na adolescência lembro-me que foi analisado as letras de metal, principalmente a "the number of the best" clássico da banca Iron Man, foi desta forma que o discurso de se ouvir é pecado entrou na minha mente, mas... sou um evangélico que pensa, então aqui vai a minha reflexão.

Primeiramente todo ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, está certo que todo o homem caiu com o pecado de Adão, então temos um contraponto..todo homem, sendo cristão ou não pode criar uma arte que revela a Deus de alguma maneira, ou alude a criação..não necessariamente toda criação não cristã é diabólica..está é uma mentalidade medieval  e dualista...Devemos rejeitar isso..a Bíblia não ensina isso, por exemplo vemos nas escrituras sagradas um livro de romance, isto mesmo, Cantares de Salomão, que praticamente só faz alusão entre o amor de um homem e uma mulher, assim como diversas letras de pop rock e sertanejo, logo qual é o mal de ouvir uma música que expressa o relacionamento..É claro que devemos que filtrar as letras, mas isto funciona da mesma forma para os filmes não é mesmo?

Existe uma crença no meio evangélico prá lá de fundamentalista, que tudo que faz sucesso  é consagrado a Satanás...todavia mesmo que uma ou outra canção de fato tenha elementos malignos, não quer dizer que toda a produção de um artista é maligna. Logo o interessante é filtrar e parar de julgar o próximo também, pois devemos sim e com base bíblica acreditar que a cultura é um misto de semelhança de Deus, bem como da queda do homem..logo seja ela gospel ou não, estes dois elementos estarão presentes.

Para melhor compreensão sugiro o livro de Hans Rookmaker, membro da igreja reformada da Holanda, "A arte não precisa de justificativa" para melhor esclarecer este tema.

Nenhum comentário: