Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

As missões Universitárias no Brasil e o trabalho multiforme de Deus

A pouco mais de dois séculos surgiu a primeira Universidade no Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia fundada dia 18 de fevereiro de 1808 pelo Rei de Portugal Dom João VI, conforme o artigo da Folha, desde então a presença de protestantes na faculdade era algo inexistente ou quase inexistente, uma vez que praticamente só os estrangeiros eram protestantes, um exemplo disso é a preceptora alemã Ina von Binzer, contratada por algumas famílias da aristocracia carioca e paulista para ensinar suas moças, ela relata em seu livro "cartas de uma educadora Alemã" que não  encontrou nenhuma igreja Luterana, começando assim  a frequentar a pequena igreja Anglicana em São Paulo, isto em meados de 1857.

Este país multicultural começou a ser atingido massivamente pelo evangelho de Cristo no final do século XIX com a vinda de vários missionários evangélicos e posteriormente no começo do século XX com a vinda de missionários pentecostais impactados com o mover de dons espirituais da Rua Azusa nos Estados Unidos, entretanto nenhum trabalho efetivo era feito no meio universitário com exceção da Igreja Presbiteriana, que logo fundou o Mackenzie, uma universidade cujo alvo era criar uma elite evangélica, usando a faculdade como meio de evangelização e disseminação de conhecimento.

Nos anos 50 surgiu a primeira missão evangélica voltada para as faculdades chamada Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), movimento fruto da International Fellowship of Evangelical Studentes, pioneirismo de Robert Young e Ruth Siemens, hoje ela é a maior missão universitária evangélica do País, presente em 91 cidades brasileiras, com mais de 100 grupos de estudos bíblicos espalhados no campus universitário, ela é uma missão interdominacional, onde abriga em sua maioria estudantes advindos de igrejas tradicionais, principalmente na região sul  e sudeste, já no norte do país e no nordeste a maioria dos estudantes são de igrejas pentecostais,  assim a ABU tornou-se uma demonstração da multiforme graça de Deus dentro de um movimento que abriga cristãos advindos de diversas denominações, eles possuem também uma editora com livros que servem os cristãos universitários e muitos seminários  indicam os seus títulos.

Na década de 70 uma outra missão universitária chegou no Brasil é a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, conhecida também como Alpha e Ômega, cujo pioneirismo no país foi do Rev. Samuel Simões Filho (Rev. Neco), ainda vivo e hoje residente em Campinas, membro atualmente da Igreja do Nazareno, o Alpha e Ômega esta atuando fortemente no estado do Rio de Janeiro, mas possuí alguns núcleos em outras faculdades do País.

Já em 2001 surgi a Toca do Estudante, liderada pelo pastor batista José Libério, que já serviu a missão ABU em sua época de universitário, ela esta presente em algumas faculdades de São Paulo, como a USP e a UNIFESP, a missão também possuí um projeto de comunidade que abriga os estudantes e já está fazendo parcerias com algumas comunidades  universitárias pelo mundo.

Um outro movimento que vem ganhando destaque é a missão Dunamis, eles fazem uma reunião chamada Pocket, dentro das faculdades, lá existe muita oração, louvor e palavra, de linha mais pentecostal, muitas pessoas vem se convertendo no campus, através de testemunhos e da demonstração de poder do Espirito Santo, com curas e com o agir sobrenatural de Deus em suas reuniões, mas também com intelectualidade no incentivo ao serviço cristão pela comunidade universitária. Foi fundada em 2008 pelo missionário da JOCUM Teófilo Hayashi, sobrinho do casal de pastores Endo e Luiza Hayashi Endo que fizeram parte da ABU em sua época de universitários, onde conheceram e casaram. A família também foi a fundadora da Metodista Livre em São Paulo. A Dunamis tem crescido no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

Outros movimentos missionários também vem surgindo como a Comunidade do Estudante Universitário (CEU), localizada em Campinas-SP, onde servem os estudantes da UNICAMP,  além do trabalho de  algumas denominações como a frente missionária para universitários chamada Impacto, pertencente a Igreja do Nazareno, a MUNIL e a missão da Igreja Luterana.

Louvamos a Deus pelo seu grande trabalho na vida dos estudantes, que Jesus possa sustentar cada missão e que o evangelho chegue em todos os campus, faculdades, universidades, escolas espalhadas pelo nosso País.


Nenhum comentário: