Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Irving e Dorothy Stowe, os evangélicos que fundaram o Greenpeace e nosso envolvimento ambiental

Irving Harold  Stowe nasceu na cidade de Providence, nos EUA, formado em economia na Universidade de Brown e direito na Universidade de Yale, uma das melhores do Mundo.  Ele se destacou por presidir o Comite Consultivo Jurídico do Conselho Rhode Island para os Direitos Humanos; marchou contra a proliferação nuclear.

 Em 1953 Ivring casou com a Dorothy Anne Rabinowitz, que era formada em assistente social e também já tinha se destacado em sua época de universitária ao fundar e servir como a primeira presidente de uma organização de assistentes sociais locais da American Federation of State, conseguindo na época um aumento de 33% no salário das assistentes.

 Este lindo casal envolvido em questões sociais, logo após o casamento se converteram a Cristo, tornando-se quakers e decidiram mudar para Nova Zelândia, mudando também o seu sobrenome para Stowe em honra a Elisabeth Harriet Beecher Stowe, uma abolicionista norte-americana de fé reformada que escrevia romances sobre o cotidiano dos afrodescendentes que na época eram escravos, com o objetivo de levantar a sociedade contra a escravidão.

 O casal Irving e Dorothy Stowe em 1968,junto com Jim e Mary Bohlen, fundaram um grupo chamado Don't Make a Wave Committee para protestar contra o anúncio do governo dos EUA, que queriam fazer testes com bombas nucleares em Amchitka , no Alasca. Eles fretaram um barco de pesca chamada Phyllis Cormack, renomeando-o com o nome Greenpeace, para navegar sobre a ilha. O barco foi interceptado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos , mas a publicidade resultante ajudou a trazer o cancelamento dos testes. Em 1972, Stowe e os outros co-fundadores mudaram o nome de seu grupo para o Greenpeace.

 Embora não seja tão publicamente visível como alguns outros membros do Greenpeace, a senhora Stowe mesmo após a morte de seu marido em 1974 trabalhou duro como um organizadora por trás das cenas. O U2 fez uma música em sua homenagem chamada "Original of the Species". Dorothy faleceu em 2010, deixando um grande legado para nossa sociedade. 

 É muito importante o envolvimento de nós cristãos no cuidado da criação, no livro de Gênesis Deus nos deu um mandado, de dominar sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra” (Génesis 1:26) e com certeza a intenção de nosso Senhor é um domínio de cuidado, pois conforme o livro de Salmos (115:16), ele nos deu a terra para a nossa morada, que deve ser preservada e mantida para o bem do próprio homem e para honrar o presente de Deus.

Aqui no Brasil, além do Greenpeace que não é uma ONG Cristã em sentido estrito, mas que possuí uma grande influência cristã em sua cosmovisão pelo cuidado da criação, algo que podemos chamar de união pela graça comum pela causa ambiental que contempla todos os homens,  existe também uma ONG que trabalha muito no meio cristão universitário, ao dar palestras na ABU, chamada A Rocha, http://www.arocha.org/pt/ e um coletivo das igrejas ecocidadãs, que tem como objetivo conscientizar dentro das igrejas e ter ações praticas a favor da preservação do nosso ecossistema.

Nenhum comentário: