Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Os erros da direita e da esquerda evangélica

Nestes últimos  anos  o Brasil entrou em  uma terrível crise política e econômica junto a isso ainda foi discutido  questões sensíveis no meio cristão como os direitos civis dos gays e lésbicas, isso gerou um grande debate na igreja evangélica, mediante o cenário de direita e esquerda que foi configurado em campanhas eleitorais, redes sociais, revistas e jornais. Muitos cristãos tomaram posicionamento,  criando dois pensamentos evangélicos que possuem pontos equivocados em suas pautas, pretendo aqui nesta publicação apresentar de forma simples e resumida a minha visão sobre o assunto, lógico por se tratar de um blog não irei dar um caráter muito "acadêmico" para o texto, a intenção e que qualquer leitor independente da sua formação o entenda. 

Critica  a direita evangélica
A direita evangélica brasileira foi importada dos EUA, na década de 80, ela apresenta uma visão a respeito de trazer a moral cristã para o casamento e família para a toda sociedade..Surgiu em uma época de debates nos EUA sobre os direitos civis. Outras características da visão conservadora é que ela aderiu o liberalismo econômico (Adam Smith), devido sua ligação com o partido Republicano americano que é a favor do estado mínimo (governo sem intervenção na economia e projetos sociais). Sua contribuição é a busca pelas liberdades e a defesa da família aos moldes bíblicos. Minha crítica é simples, suas pautas são reducionistas, elas olham apenas para o aspectos da família, não observam o que os profetas do velho testamento falavam a respeito de distribuição de terras a todos os cidadãos (reforma agrária), ajuda aos pobres como diz as leis mosaicas, a critica ao juros alto e a empregadores que exploram os trabalhadores, enfim ela é muito limitada devido ter aderido o liberalismo econômico, não luta a favor do pobre, oprimido, do órfão, da viúva (é contra um sistema previdenciário público por exemplo) e também não quer estrangeiros..tornando-se muitas vezes anti-missionário. A direita também confunde os princípios bíblicos com o estado laico em uma sociedade plural. E o Brasil um dos países mais desiguais do mundo, tem em seus púlpitos e bancos muitas pessoas que pensam desta maneira, aqui aproveitando o espaço da internet para dar meu pitacos vejo uma idolatria ao pensamento liberal..como se os mais ricos fossem dar a solução econômica criando empregabilidade e resolvendo os problemas sociais, mas a experiência histórica mostra que o real interesse é proteção do seu patrimônio e suas condições privilegiadas - pois poucos ricos tem o amor cristão.

Crítica a esquerda evangélica
A esquerda evangélica é antiga, tem raizes no movimento pietista, mas no século XX ganhou força através do congresso missionário Lausanne 74, no qual teólogos da América Latina, relembraram o papel profético pela luta por justiça social que os profetas do velho testamento e os princípios da lei de Moisés promoviam. É um olhar para os pobres, viúvas, estrangeiros, órfãos, enfim para os rejeitados socialmente. O movimento também foi um pouco influenciado pela teologia da libertação da igreja católica. Sua visão é muito benéfica porque os cristãos começam a apreender que Deus quer restaurar todas as áreas da vida humana. A critica é parcial e muito mais sobre a prática do que a teoria,  não se trata de todas a esquerda evangélica, mas de uma parte que se filiou a partidos políticos de esquerda que ocupam poder no Brasil e se negam ou ocultam a manifestar-se contra a corrupção dos partidos que fazem parte, talvez por acreditarem que se fizerem isso irão fortalecer a direita política que quer o poder, mas quando fazem isso perdem a sua pureza de denuncia a tudo aquilo que é pecado (seja corrupção de partidos de direita ou de esquerda) e mesmo que isso cause consequências pessoais como a perda de cargos ou a exclusão do partido - não podemos esquecer que os profetas denunciava os reis correndo o risco de morte (Elias por exemplo), alguns também se excedem no entendimento sobre o que é melhor para o homem, tornando-se muito inclusivos e as vezes até relativizando textos bíblicos sobre princípios da moralidade sexual, uma segunda crítica é a falta de equilíbrio que alguns tem ao se deparar com o evangelho social, deixando muitas vezes de evangelizar o homem, falar do amor de Jesus e da salvação individual pela fé em Cristo, isto é fazem da missão social da igreja um pedestal...aqui também existe uma idolatria e um desfoque sobre a missão integral que Deus deixou para sua igreja.

Uma possível solução 
Acredito que o conhecimento amplo da Bíblia e da história da igreja, a prática de fé, ou seja a visita as populações mais pobres através de projetos missionários e o estudo aprofundado de ciências políticas e econômicas podem trazer luz a todos nós. Creio também que devemos deixar nossa idolatria de acreditar em um sistema político perfeito...pois somos imperfeitos e a natureza humana mostra isso, seja de direita ou de esquerda. Creio também que é necessário espaço para a formação cidadã dentro do ambiente eclesiástico, para que os erros e acertos de cada corrente possa ser expostos. Os desafios são muitos,  pois na igreja encontram-se iletrados , pessoas sem o ensino superior ou uma formação bíblica sólida. Muitos não leram a Bíblia inteira e ficam reféns de pastores que igualmente possuem dificuldades de interpretação e ensino.

Nenhum comentário: