Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Línguas no Culto, está correto?

As línguas, conhecida também como glutonária é algo de grande polêmica na igreja evangélica brasileira, alguns teológos simplesmente as negam, algumas igrejas já excluiram membros por falarem em línguas durante o culto, outras igrejas já aceitam a manifestação do dom na igreja, outros creêm que o correto é falar apenas no quarto de sua casa, enfim todos tem seus argumentos bíblicos ou não,  sobre o assunto.

Aqueles que não acreditam:
No livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2 é bem claro a manifestação dos dons de línguas, todavia muitos teológos por se basearem na história da igreja, usam o argumento que não existem em livros e na história da igreja cristã relatos de línguas, apenas ocorreu na igreja primitiva e agora do final do século XIX até o século XXI, no caso o último período é considerado enganador, conforme estes defensores.

Igrejas que proibem  a manifestação do dom na Igreja:
Baseado nas palavras do Apostolo Paulo, de culto racional(Romanos 12.1), fazer tudo com ordem e decentemente (I Coríntios 14:40) e o mais famoso argumento é a finalidade de línguas para a igreja, ou seja se alguém falar que tenha outro para interpretar, para edificação da igreja(1.Corintios 14.5), pois se não é melhor que não fale(Argumento interpratativo).

Como uma igreja pode dar liberdade para o dom de interpretação de línguas se a igreja não permite um membro falar em línguas no culto? Logo não haverá interpretação e edificação, pois a igreja proíbe as línguas no culto.
Creio que as admoestações a respeito dos dons espírituais do Ap. Paulo refere-se  a soberba dos irmãos que possuem alguns dons, como o de línguas, em detrimento dos irmãos que não tem este dom, o que muitas vezes é interpretado por algumas igrejas como superioridade espiritual. Neste ponto o Ap. Paulo não proíbe as línguas, pelo contrário, ele admoesta o povo que o mais importante é o amor, do que os dons, todavia isto não é uma proíbição as línguas estranhas.

O problema das línguas na igreja de Corintios não era o dom em sí, mas como os irmãos  tratavam este dom. As línguas é uma oração e o correto em um culto é alguém falar durante a oração, não na palavra ou no louvor como acontece em algumas igrejas pentecostais, o que fere o ordem do culto. Enfim  ela deve ser permitida no culto, todavia no momento correto.

Nenhum comentário: